A Esmaltação no Metal

A esmaltação em Metal


Conceitos da esmaltação em metal

A esmaltação em metal é uma das artes do fogo: aquelas que são resultantes de transformações de matérias inorgânicas submetidas a ação do calor, como a cerâmica e o vidro.
Nestas artes é o calor o artesão mais poderoso, pois sob sua força, as matérias inorgânicas mudam de estado renascendo em vibrações surpreendentes de matéria, cor e forma, deixando ver, então, os valores criados pelo homem.
É a esmaltação em metal uma arte suntuosa, de solidez quase inalterável. Sua origem, se no Oriente ou no Ocidente, é muito discutida. Vem desde remota antiguidade, documentando povos de culturas diversas nas conquistas de novos materiais e nas manifestações de diferentes formas de sentir.
Desde peças de joalheria e de ouriversaria, às placas e aos retratos, chegou as interpretações do homem contemporâneo, na joalheria, na ouriversaria, nos retratos e na arquitetura, até a grande industria dos esmaltados.

Um pouco da História

Ovos de Fabergée

Os ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas. Encomendados a Peter Carl Fabergée, eram oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial. Disputados por colecionadores em todo o mundo, os famosos ovos de Páscoa criados pelo joalheiro russo são admirados pela perfeição e considerados expoentes da arte joalheira.
fonte: wikipedia

Um pouco da hitória

René Lalique

René Lalique é um francês nascido em 1860, em AY-en Champagne, na região do Marne.
Em 1885, após a morte de seu pai, tornou-se um aprendiz de artesão e joalheiro, aprendendo a fabricar jóias nas aulas da École des Arts Décoratifs, em Paris. De Paris partiu para Londres em busca de mais conhecimento e após ganhar reconhecimento como um designer independente trabalhando para grandes joalherias, como Cartier e Boucheron, ele volta a Paris e assume a oficina da Joalheria Jules, na Place Gaillon.
René Lalique colaborou e ajudou a definir a estética do movimento da Art Nouveau, com suas jóias e peças de vidro. “O estilo da marca registrada de Lalique tinha linhas fluídas que pareciam com o movimento da água e as cores que ele escolheu, como ameixa, turquesa, amarelo e preto fez dele um artista de renome mundial e o mestre indiscutível do design de jóias Art Nouveau.”
fonte: wikpedia
Share by: